Cripto Intercambio: La mejor manera de cambiar cripto. Cambia ahora.

Análise de preço do Bitcoin (BTC) em 2020

Uma boa análise de preço do Bitcoin (BTC) deve levar em conta diversos fatores para ser o mais precisa quanto possível.

Afinal, tentar prever o preço da maior de todas as criptomoedas não pode ser um mero chute no escuro. Nem um exercício místico de adivinhação. Há grandes quantias de dinheiro em jogo, e aqueles que forem o mais precisos quanto possíveis em suas análises podem lucrar bastante com isso.

No fundo, tratam-se de análises probabilísticas. Levando em conta determinadores fatores, é possível criar modelos matemático que tentam explicar o comportamento futuro dos preços.

Desde aí, são diversos tipos de modelos. Alguns se focam mais no contexto político e econômico do presente, juntando-o com a chamada análise fundamentalista – ou seja, qual o valor do ativo, levando em conta suas características, como agrega valor, sua comunidade, etc.

Outros modelos preferem focar-se na análise técnica, que basicamente tenta prever preços das criptomoedas apenas com análise de gráficos. Com base em comportamentos do passado e do presente, somando-se a alguns indicadores técnicos, tenta-se entender os preços do futuro.

Com métodos tão distintos, discrepâncias entre modelos não são nada incomuns.

Neste artigo, o blog da Cripto InterCambio traz algumas das principais análises de preços do Bitcoin (BTC) em 2020, trazendo alguns dos mais confiáveis modelos disponíveis no mercado. Acompanhe!

Análise de preço do Bitcoin (BTC) em 2020

1º semestre de 2020

O ano de 2020 tem sido bastante atípico em todo o planeta. A pandemia de Covid-19 afetou profundamente o funcionamento da economia global, e o mercado de criptomoedas não foi exceção.

Por representar mais de 60% do valor do mercado global de criptomoedas, o Bitcoin foi um dos ativos mais afetados. Seu começo de ano espetacular, que levou a criptomoeda dos 7k em janeiro à 10,3k em fevereiro, não resistiu ao pânido causado pela pandemia. Em março, um tombão fez a criptomoeda despencar para 5k.

Desde então, o Bitcoin se recuperou com força. Em maio, a criptomoeda ultrapassava a casa dos 9k novamente. Desde então, o preço tem oscilado entre 9k e 10k nos últimos meses, o que caracteriza um momento de indefinição entre compradores e vendedores.

Preços do Bitcoin em 2020. Fonte: CoinGecko

Não podemos deixar de recordar que em maio ocorreu o terceiro halving do Bitcoin. Com isso, a recompensa por bloco minerado caiu de 12,5 BTC para apenas 6.25 BTC. Confira nossa análise completa do Halving em nosso artigo: Bitcoin Halving 2020 – Últimas Novidades.

Para o mercado, isso significa um choque de oferta. Ou seja, haverão menos BTCs em circulação. Isso afetará o preço da criptomoeda no 2º semestre? Vejamos!

2º semestre de 2020

2012 e 2016 foram anos de halvings. Em ambos, a criptomoeda teve um comportamento semelhante: uma leve queda no período imediatamente posterior ao evento, seguida por uma forte subida de preços nos meses seguintes. No período de 2016 e 2017, a criptomoeda teve sua épica corrida de touros, jogando o preço da casa dos $1 mil dólares para o pico de $20 mil dólares por moeda. Uma barbada!

É difícil predizer se isso voltará a ocorrer em 2020 e, por conseguinte, em 2021. Nas duas últimas vezes, o efeito do halving só fez-se sentir no ano imediatamente seguinte. 

No entanto, até agora as expectativas são bastante otimistas. Apesar das grandes incertezas que ainda pairam sobre a economia mundial, o valor de criptomoeda estabilizou-se entre 9k e 10k nos últimos meses. Segundo análise feita pela equipe do Decrypt, isso significa uma consolidação do preço da criptomoeda em meio à incertezas em outros setores da economia. E isso é bastante promissor.

A análise de Timothy Peterson

Tal consolidação de preços é confirmada por Timothy Peterson, o analista especializado em criptomoedas famoso pelo modelo do Never Look Back.  Segundo este autor, o preço atual do Bitcoin é condizente com a sua adoção no atual momento.  Veja o gráfico que ele postou no twitter:

Expectativa sobre os preços x preços reais do Bitcoin. Fonte: Twitter

A análise de Peterson tenta entender os preços do Bitcoin conforme o tamanho de sua rede, segundo a Lei de Metcalfe – utilizada também para analisar o valor de uma rede social, ou mesmo da internet. Segundo tal modelo, o atual preço da criptomoeda condiz com o seu valor de mercado. Nesse sentido, a tendência é de seguir crescendo nos próximos meses, ultrapassando a atual resistência de 10k.

No entanto, o modelo deste analista vê baixas possibilidades de um novo ATH (all-time high, ou maior preço histórico) neste ano, que levaria a moeda aos 20k novamente. Como tweetou neste mês, a probabilidade é de apenas 7% disso acontecer. 

A análise do Crypto Research Report (CRR)

Mas há perspectivas mais otimistas que a de Peterson. É o caso do Crypto Research Report, um grupo de pesquisadores especializados em prever os preços do Bitcoin e de outras criptomoedas.

Em sua análise lançada em junho deste ano, eles defendem que o Bitcoin deve chegar à 20 mil USD neste ano novamente, alcançando o maior preço histórico da criptomoeda.

Mas eles vão ainda mais longe, afirmando que o Bitcoin poderia chegar próximo dos $400k daqui há uma década, ou seja, em 2030.

Para fazer tais prognósticos, eles utilizam o modelo da equação de troca (“equation of exchange”, em inglês). Esse modelo faz estimativas da variação de oferta e demanda no futuro a partir dos usos atuais do Bitcoin – que serve como meio de troca, ativo de especulação, forma de armazenar valor, etc.

Prevendo o crescimento dessas funções, o grupo CRR realiza sua estimativa de preço. Para o ano de 2020, portanto,  a expectativa é de aumento da demanda em torno da criptomoeda – e portanto de uma subida de preços até a casa dos 20k.

Análise de preço do Bitcoin (BTC) – Considerações Finais

Prever o preço do Bitcoin não é fácil. Afinal de contas, são muitas as variáveis a se levar em conta. É por isso que modelos diferentes, ao se utilizarem de variáveis distintas, tendem a trazer preços distintos.

De todo modo, o otimismo parece ser a tônica no mercado neste momento. O segundo semestre do ano dirá se tais previsões estão corretas.

E se você quiser trocar Bitcoin ou criptomoedas, acesse o site da Cripto InterCambio. Oferecemos mais de 100 tipos de criptomoedas, sem limites, sem a nacessidade de registro e sem comissões. Até logo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.