Cripto Intercambio: La mejor manera de cambiar cripto. Cambia ahora.

Aplicações do Blockchain na Saúde

Entre as inúmeras aplicações do blockchain, a saúde certamente é uma daquelas com maior potencial.

Como sabemos, esta tecnologia está se espalhando por todas as áreas da sociedade, em algumas delas com excepcional sucesso.  Não por acaso, um relatório recente criado  pelo LinkedIn,  a rede social voltada para desenvolvimento profissional,  apontou o blockchain como a tecnologia com maior demanda de profissionais por parte das empresas no ano de 2020.

E por que tamanha demanda?  Basicamente, pelas características inovadoras tecnologia.  Com ela, é possível armazenar dados de maneira imutável, o que a torna perfeita para aqueles que necessitem armazenar informações confiáveis e de fácil rastreamento. 


Além disso, as cadeias de bloco garantem o anonimato  dos dados  nelas contidos, através de um sistema de pseudônimos, que também  está por trás da tecnologia das criptomoedas.

Por fim, outra característica é a descentralização. O blockchain não se armazena em um só computador, mas espalha-se entre inúmeras máquinas, que possuem exatamente os mesmos dados. Isso garante a confiabilidade da tecnologia.

Se você quiser saber mais sobre outros usos dessa tecnologia, acesse o nosso artigo: O que é blockchain? – Entenda o que é essa tecnologia e suas principais aplicações.

5 Aplicações do Blockchain na Saúde

As características da tecnologia de blockchain são excelentes no âmbito da medicina e da saúde pública.

Armazenar grandes quantidades de dados, garantindo o anonimato  dos pacientes, é um de seus maiores diferenciais. Isso e útil tanto para hospitais controlarem seu fluxo, quanto para autoridades governamentais controlarem doenças em larga escala,  com dados sobre vacinação, taxa de contágio, e assim por diante. 

Além disso,  a imutabilidade e a singularidade de cada um dos dados inserido nas cadeias de blocos é extremamente útil no rastreio e no controle de suprimentos médicos.

Com todos esses benefícios, nos últimos anos surgiram diversas soluções inovadoras com  as cadeias de bloco. Vamos conhecer algumas delas.

eHealth Estonia

A Estonia é um pequeno país do leste da Europa, com altos padrões de vida. As autoridades públicas de saúde estonianas inovaram ao introduzir o blockchain a nível nacional, o âmbito de seu avançado sistema de saúde.

Com isso, a quase totalidades dos dados colhidos por seu sistema de saúde agora são enviados para uma cadeia de blocos. Isso incluí dados sobre os tipos de doença, as receitas médicas, imagens digitais, entre outros, que ficam armazenados em uma blockchain descentralizada e imutável.

O sistema criado pelo eHealth tem ajudado autoridades a mapear doenças, conseguir administrar melhor seus leitos e formular políticas públicas mais refinadas. Nesse sentido, o blockchain foi um grande sucesso. Saiba mais sobre o eHealth Estonia clicando aqui.

Patientory

O aplicativo da Patientory é voltado para pacientes que queiram ter maior controle sobre os dados de sua própria saúde.

Basicamente, esse app permite que você possua, de modo simples e prático, informações relativas a sua saúde em uma blockchain imutável.  O que ele faz é juntar bancos de dados de empresas e governos, com seus exames, consultas e assim por diante, facilitando o acompanhamento de sua saúde.

Além disso, você pode inserir informações suas, como sua rotina de exercícios, alimentação, peso, entre outros – facilitando a otimização de tarefas cotidianas.

Por fim, ao utilizar-se do sistema de pseudônimos típicos das blockchains,  esse aplicativo garante a privacidade de seus usuários. Conheça mais sobre Patientory clicando aqui.

FarmaTrust

Um dos maiores problemas encontrados pela indústria farmacêutica e por sistemas de saúde no mundo é o monitoramento de uso de seus remédios. Não são incomuns falsificações, vendas ilegais, perdas, e assim por diante.

Pensando nesses problemas, a FarmaTrust desenvolveu um aplicativo de Blockchain dentro da rede Ethereum, criado com o objetivo de dar transparência à cadeia de suprimentos (supply chain) da indústria farmacêutica. Ele permite mapear estoques de remédio, garantir a originalidade dos medicamentos e entender sua distribuição de modo preciso.

O sistema da FarmaTrust já está sendo usado pelo governo da Mongólia – e você pode saber mais sobre ele clicando aqui.

Bramble

A tecnologia de blockchain está mudando a forma de consumidores contratar todo tipo de serviço, e o campo da saúde não poderia ficar de fora dessa.

Bramble oferece um mercado digital para compra e venda de serviços de saúde, como consultas médicas, exames e assim por diante.

A ideia é que o valor de tais serviços seja regulado pela lógica de oferta e demanda, e baseado em um sistema de reputações. O uso de blockchain incentiva a transparência por parte de profissionais e clientes, e dá maior segurança para ambas as partes.

O Bramble é uma iniciativa da HashedHealth, empresa especializada na criação de tecnologias para o setor de saúde. Você pode saber mais sobre esse serviço clicando aqui.

PokitDot

PokiDot é um sistema de blockchain criado no ano de 2011, voltado especificamente para seguradores, sistemas de saúde e empresas do setor, criado com o objetivo de otimizar diversos tipos de processo no setor.

Basicamente, trata-se de um mercado no qual empresas e governos podem oferecer ou contratar diversos tipos de serviço. Ela permite criar contratos inteligentes para facilitar pagamentos; criar soluções específicas para a cadeia de supply-chain do setor; e facilitar o estabelecimento de seguros entre as partes.

A PokiDot tem o apoi de algumas das principais empresas de tecnologia do mundo, como Intel, Microsoft, GE, entre outras. Você pode saber mais sobre o projeto no site da empresa.

Blockchain na Saúde – Considerações Finais

Como podemos perceber, são inúmeras as aplicações da tecnologia de blockchain na saúde.  E isso é só o começo!  nos próximos anos, com maior desenvolvimento e especialização nessa tecnologia, certamente veremos as cadeiras de blocos  dando conta de resolver muitos outros problemas  no âmbito da saúde  em todas as esferas de nossas sociedades.

Aqui na Cripto InterCambio,  somos grandes apoiadores de todos os projetos que  ajudem no desenvolvimento da tecnologia de blockchain. Afinal, ela é o principal  pilar de todo o mercado de criptomoedas. Acesse o site da Cripto InterCambio para saber mais sobre o nosso trabalho. Até logo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.