Cripto Intercambio: La mejor manera de cambiar cripto. Cambia ahora.

Aplicações do Blockchain na Caridade

As aplicações da tecnologia de blockchain na caridade e na filantropia têm servido  para dar maior transparência ao uso dos recursos, otimizar a arrecadação e, com a criação de um grande nicho de mercado em torno das criptomoedas, conseguir doações com mais facilidade.

Essa tecnologia possui uma série de características  que a tornam excelentes  para instituições de caridade, ONGs e todo tipo de atividade do terceiro setor, e que a diferenciam de outros tipos de tecnologia que existiam até então.

Para facilitar o entendimento dessas características, o blog da Cripto InterCambio explica a seguir o que é a tecnologia de blockchain e o que a torna tão especial para atividades filantrópicas.

Posteriormente,  trazemos alguns exemplos de aplicações do blockchain na caridade,  que  estão revolucionando  os modos de fazer o bem nos dias de hoje. Continue com a gente!

Blockchain em Poucas Palavras

A primeira grande aplicação da tecnologia de blockchain foi, sem sombra de dúvidas, no âmbito financeiro,  e mais especificamente  nas criptomoedas.

Em 2009,  um programador chamado Satoshi Nakamoto  desenvolveu uma espécie de dinheiro digital, chamado Bitcoin, que poderia ser enviado diretamente de uma pessoa à outra, sem necessidade de uma instituição que mediasse as transações, como por exemplo. um banco.

As transações com Bitcoin não passam por um computador central. Na realidade, elas ficam armazenadas em uma planilha  pública, chamada de “ledger”, que é distribuída entre todos os computadores da rede.  Com isso,  qualquer computador que fazem parte da rede são responsáveis por validar transações.

Essas características, a primeira vista simples, é que tornam o blockchain  revolucionário.

Em primeiro lugar, o fato das transações ficarem armazenadas em uma planilha pública dão maior transparência  à movimentação financeira.

Além disso, o fato dos dados ficarem distribuídos, e não apenas em computador centralizado, aumentam a confiança no processo e eliminam a necessidade  de arcar com os custos de um intermediário, o que torna as transações muito mais baratas.

Outra grande vantagem  é o fato  que,  por se armazenarem  em uma espécie de planilha pública, tais dados são simplesmente imutáveis. Isso gera confiança por parte de seus usuários, que  pode comprovar facilmente que uma transação foi realizada.

Por fim,  a última grande característica é o sistema de pseudônimos. Cada pessoa  tem seu próprio endereço, não necessariamente vinculado às  seus  dados pessoais, o que dão maior privacidade.

Conheça mais aplicações do blockchain em nosso artigo: O que é Blockchain?

5 Aplicações do Blockchain na Caridade

Mas como tudo isso se relaciona à filantropia e à caridade? 

Tais características, já presentes no Bitcoin, passaram a ser utilizadas por instituições filantrópicas de todo tipo para criar novos sistemas de arrecadação financeira, tornar público uso dos seus fundos , e facilitar o chamado compliance  da parte de seus doadores.

Vejamos como algumas grandes instituições de caridade estão se utilizando do blockchain  no mundo real.

Blockchain Charity Foundation

A Blockchain Charity Foundation (BCF) foi criada pela Binance, que é  uma das maiores casas de trading  de criptomoedas em todo o mundo. Essa organização sem fins lucrativos promete utilizar o grande potencial dessa tecnologia para a criação de um futuro sustentável nos quatro cantos do mundo.

Um doador que envie seus fundos  para uma determinada iniciativa poderá saber,  através do blockchain, que seus fundos realmente chegaram a uma família necessitada. Além disso, ele poderá acompanhar em alimentação, saúde, escola das crianças e assim por diante.

Atualmente, já foram levantados mais de oito milhões de dólares em doações, capazes de beneficiar mais de 106 mil famílias. Durante a pandemia do Covid-19, a BCF tem atuado em todo mundo distribuindo máscaras, álcool em gel e  recursos hospitalares.

Clique aqui e conheça o site da Blockchain Charity Foundation (BCF).

PinkCoin

Outra grande plataforma surgida para otimizar a filantropia em tempos digitais é a PinkCoin. Basicamente essa plataforma congrega diversos tipos de iniciativa para os quais é possível doar –  como desastres naturais, diversidade, empoderamento feminino e assim por diante.

Nós já tínhamos abordado essa plataforma em outro texto de nossa autoria: criptofilantropia. Você pode comprar Pink Coins com dinheiro tradicional ou com criptomoedas,  que são doadas às instituições de sua escolha, sempre com a transparência e a agilidade que caracterizam a tecnologia blockchain.

 Conheça essa iniciativa clicando aqui.

BitHope

BitHope é uma espécie  de plataforma de crowdfunding  voltada especificamente à  doações com criptomoedas, o que torna as doações mais transparentes, simples e baratas. 

Atualmente, existem diversos tipos de iniciativas  interessantes que podem ser encontradas nessa plataforma,  como por exemplo de combate ao coronavírus, desenvolvimento de soluções para crianças autistas, educação solidária, entre outras.

Acesse aqui o site da BitHope.

GiveTrack

Outro inovadora solução de caridade no âmbito da tecnologia de blockchain é a GiveTrack. De modo similar à outras plataformas, ela facilita a transparência do uso de recursos através de planilhas públicas e da imutabilidade da tecnologia.

A GiveTrack está promovendo experiências de caridade ao redor de todo o mundo: além do fundo de combate à Covid-19, atualmente é possível apoiar ONGs venezuelans de animais, crianças programadoras no Paquistão, acesso à água potável na região da Etiópia, entre outras.

Conheça mais sobre a GiveTrack no site da plataforma.

Clean Water Coin

Atualmente, existem mais de 1 bilhão de pessoas sem acesso à água potável no mundo, e a Clean Water Coin pretende ajudar a resolver ese problema.

Similarmente à PinkCoin, trata-se de uma criptomoeda que você compra – com dinheiro fiat ou com outras criptomoedas – com o fim específico de contribuir com doações, que são direcionadas à CharityWater.org, que é uma iniciativa filantrópica exclusivamente dedicada à filantropia nesse aspecto.

Clique aqui e conheça a plataforma.

Caridade e Blockchain – Considerações Finais

A tecnologia de blockchain está revolucionando todos os setores da sociedade, e a caridade certamente é um dos setores que mais se beneficiou de seus avanços. Facilitando transações, criando confiança,  essa tecnologia cai como uma luva no âmbito da filantropia.

Na Cripto InterCambio, somos grandes apoiadores do desenvolvimento dessa tecnologia.  Afinal de contas, é ela que possibilita  a existência das criptomoedas.  Conheça o nosso site!  Oferecemos trocas de cripto com excelentes cotações, e com total anonimato. Até logo!

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.