Cripto Intercambio: La mejor manera de cambiar cripto. Cambia ahora.

Por que investir em altcoins? – Veja 4 bons motivos

Investir em altcoins vale a pena. No jargão do criptomundo, altcoins são as “outras criptomoedas”, que não o Bitcoin. Tais ativos digitais surgiram posteriormente ao BTC, trazendo inovações conceituais, oferecendo novos serviços e aperfeiçoando características do Bitcoin original. Alguns dos exemplos mais conhecidos são Ethereum, XRP, Litecoin,  Dash,  EOS, Monero, Zcash… e assim por diante.

Dentro do criptomundo, há quem seja cético em relação às altcoins. Foi criado até um termo pejorativo – shitcoin – que por vezes é usado para se referir indistintamente a qualquer moeda que não o Bitcoin. Em geral, são usuários que desacreditam no potencial das altcoins de ganharem espaço dentro do mercado de cripto e virem a ser adotadas no futuro.

O fato é que há muita desinformação, e muitos dos projetos de altcoins são bastante promissores a curto, médio e longo prazo.  A seguir, o blog da Cripto InterCambio lista os cinco bons motivos para investir em altcoins.

Quatro Bons Motivos Para Investir em Altcoins

1.     As altcoins trazem inovações em relação ao Bitcoin

Pelo fato de terem surgido alguns anos depois do Bitcoin, as altcoins apresentam inovações e aperfeiçoamentos em relação à sua irmã mais velha.

Com o crescimento da rede do BTC e a maior compreensão sobre o funcionamento de sua tecnologia, alguns problemas sobre a maior de todas as criptomoedas ficaram mais claros.

  1. Anonimato imperfeito: como as transações entre carteiras de Bitcoin ficam armazenadas em uma planilha pública, não é difícil rastrear o IP de um usuário e, desde aí, chegar à sua identidade real;
  2. Velocidade das transações: Uma transação com Bitcoin pode demorar entre 5 e 10 minutos. Como os blocos de transações validados são relativamente pequenos, e a demanda por transacionar é enorme, congestionamentos são comuns na rede;
  3. Mineração centralizada: com o crescimento da rede, o processo de mineração tornou-se progressivamente mais custoso. Atualmente, apenas grandes investidores são capazes de fazê-lo, o que tornou a rede menos descentralizada. Além disso, o impacto ambiental é enorme – a rede Bitcoin gasta, em um ano, o equivalente de energia da Áustria!

Todos esses problemas dificultam a adoção do Bitcoin em transações do dia-a-dia, impedindo a sua popularização para um público mais amplo. As altcoins oferecem múltiplas soluções a esses problemas. Vejamos alguns exemplos:

  • Dash – com seu sistema de PrivateSend, essa criptomoeda possibilita transações com completo anonimato. Com o InstantSend, uma transação leva pouco mais de segundos para se concretizar;
  • Ethereum – trouxe a inovação dos smart contracts, que são contratos realizados e legitimados pelos computadores, possibilitando inúmeros tipos de transação.
  • EOS – além dos smart contracts e da celeridade de suas transações,essa criptomoeda utiliza-se de um sistema proof of stake, cuja descentralização é maior e o consumo energético é mínimo.

A longo prazo, isso pode significar um maior potencial de adoção dessas altcoins em relação ao Bitcoin no uso cotidiano. Afinal de contas, as criptomoedas não concorrem apenas entre si – mas também com o dinheiro fiat. Nesse sentido, tais diferenciais são essenciais para sua maior adoção.

2.     Grandes possibilidades de ganhos

Por serem menos conhecidas que os Bitcoins, as altcoins são relativamente menos valorizadas. É difícil saber qual o “valor real” de uma criptomoeda, dado que há muita especulação no mercado. No entanto, não há dúvidas de muitas delas estão subvalorizadas.

Por quê? Tais altcoins estão aportando algum tipo valor – descentralização, anonimato, velocidade, transações sem terceira parte, e assim por diante. Nesse sentido, seu potencial de crescimento é bastante grande, por mais que uma adoção ainda mais ampla demore certo tempo a ocorrer. Presentemente, seu valor está abaixo do que custarão no futuro.

No artigo Melhor Criptomoeda Barata, apresentamos algumas sugestões interessantes de altcoins a baixo preço e de grande potencial de crescimento no ano de 2020.

3.     Diversificação de investimentos

Em um mercado volátil como o de criptomoedas, diversificar investimentos é essencial para que sejam consistentes seus retornos. Se são grandes as possibilidades de ganho, também são as de perdas. Grandes flutuações em menos de 24h não são nada incomuns, e isso é válido também para o Bitcoin.

Nesse sentido, diversificar o investimento com altcoins pode aumentar ganhos e minimizar perdas. Para isso, é importante buscar projetos de criptomoedas que sejam inovadoras, aportem valor e tenham um time competente por trás – pois essas tendem a crescer de modo acelerado à princípio, e mais equilibrado a médio prazo.

4.     Criptomoedas para além dos serviços financeiros

Além de servirem como meios de pagamento e de reserva de valor, muitas das altcoins estão associadas a serviços específicos. Há, por exemplos, criptomoedas criadas somente para atividades filantrópicas. Outras estão vinculadas à grandes exchanges mundo afora, e seu valor está vinculado com o próprio tamanho de tais serviços – são os chamados tokens de utilidade (utility tokens). Existem até grandes times mundo afora criando suas criptomoedas próprias!

Nesse sentido, investir em tais altcoins é investir também em serviços específicos, e na expectativa de que tal companhia irá gerar valor ou nos valores de seu projeto. Trata-se de uma boa forma de incentivo a projetos de interesse pessoal, e com boas possibilidades de retorno.

Conclusão: investir em altcoins é promissor

Como vimos, há motivos consistentes para realizar o investimento em altcoins. Com elas, é possível investir em serviços inovadores, diversificar investimentos e, por suposto, fazer bons negócios.

As criptomoedas ainda são relativamente recentes, e sua tecnologia ainda possui grande potencial de adoção. Nos próximos anos, veremos a sua progressiva expansão para os mais variados tipos de serviço. Nesse estágio inicial da tecnologia, é um bom momento para investir.

Saiba mais sobre altcoins com o Programa Cripto-Diversidade

No intuito de acelerar a adoção das criptomoedas e expandir o conhecimento sobre elas na América Latina, a Cripto InterCambio lançou o Programa Cripto-Diversidade. Durante o Programa, ofereceremos conteúdo exclusivo sobre algumas altcoins em nosso blog, nosso Facebook e em nosso Twitter, com artigos exclusivos e entrevistas com embaixadores de criptomoedas. Além disso, ofereceremos o trade gratuito para altcoins selecionadas. Para mais informação, acesse o nosso site. Até a próxima!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.